21 Oct, 2014

Tecnologia

Prev Next

Lançado novo helicóptero incrível

Tecnologia

Lançado novo helicóptero incrível

Foi apresentado em um grande evento nos Estados Unidos pela empresa de aviação de asas rotativas SIKORSKY o belo e inusitado helicóptero de combate militar Raider. Além de incorporar praticamente tudo...

Máquina fabrica fuzil AR-15 em casa

Tecnologia

Máquina fabrica fuzil AR-15 em casa

O criador da primeira pistola fabricada por impressora 3D, Cody Wilson, apresentou nesta quarta-feira, nos Estados Unidos, uma máquina capaz de produzir a parte central metálica do fuzil de assalto...

Celulares vem com software espião

Tecnologia

Celulares vem com software espião

Smartphones de baixo custo, na sua maioria de marcas desconhecidas, apelidados de "xing ling", estão enviando os dados dos usuários a servidores chineses, afirma a empresa de segurança alemã G...

Site mostra ataques de hacker no mundo

Tecnologia

Site mostra ataques de hacker no mundo

Este site abaixo mostra os ataques de hackers em tempo real no mundo inteiro. Além de extremamente interessante como informação de segurança cibernética ele mostra que a grande maioria dos ataques...

Artigos

Entendendo a epidemia de suicídios na polícia brasileira

Hoje recebi a notícia, novamente, de que um colega policial militar tirou a própria vida, com a arma da polícia e dentro de um quartel. Essa notícia chocante, que ninguém quer receber, está se tornando uma rotina tenebrosa no meio policial brasileiro. Somente nesse ano, que eu tenha recebido a notícia, na Polícia Militar do Distrito Federal, foram mais de dez casos. As informações que recebo dão conta que isso está acontecendo em todas as outras policias, sejam elas militares ou civis. Alguns desses policiais que praticaram esse ato não tinham histórico de depressão ou de algum problema que a sociedade atual considere grave. Então por que isso acontece e por que temos a nítida impressão que essa tragédia está aumentando a cada dia?

Em primeiro lugar cabe uma análise do ato em si, isso é, do que chamamos suicídio, que dentro da história humana sempre aparece como uma mancha em todas as civilizações de todos os tempos. Existiram, e ainda existem, sociedades que enxergam nesse ato uma conduta normal e até esperada em determinadas situações. Na antiguidade essa prática era considerada “nobre” pelos gregos e depois pelos romanos para pessoas que estivessem em situação desonrosa. Basta lembrar do famoso suicídio de Cleópatra (que era descendente de um general grego da época de Alexandre o Grande e por isso era de cultura grega no vestir e pensar). Um outro exemplo é a cultura do haraquiri no Japão. Mas cabe lembrar que mesmo nessa cultura que ficou isolada em um arquipélago durante quase toda a sua existência e que expulsou e matou o máximo de pregadores cristãos nos séculos XVI e XVII tentando evitar a conversão da população, essa cultura pagã suicida não conseguiu se impor por si, pois precisava de um poder cultural e temporal que a difundia e que exigia essa conduta sob pena de punições ainda piores para a pessoa e para os seus familiares. O mesmo ocorreu, com bastante frequência, no neopaganismo da Alemanha de Hitler e da União Soviética de Stalin, que não raras as vezes exigiam que determinada falha de uma pessoa só podia ser “perdoada” por meio do suicídio dela. O caso mais famoso é o do Marechal Rommel durante a segunda guerra mundial, que após Hitler ter descoberto a sua participação em um complô para mata-lo, exigiu dele o suicídio, senão a família dele seria morta.

 Porém, essa cultura foi condenada e praticamente eliminada quando da conversão da civilização ocidental ao cristianismo. Durante séculos a mensagem de Cristo e a sua esperança, aliadas a pregação de uma infinidade de santos e santas, praticamente erradicou essa praga da vida cotidiana comum da população, pois desde a época do Antigo testamento essa conduta era considerada o pecado de rebelião máxima contra Deus, vedada no quinto mandamento desde os tempos de Moisés e por isso condenada a perdição eterna. Era costume da Igreja, por dois mil anos, a não realizar um enterro cristão e nem permitir que a pessoa fosse enterrada em cemitério eclesial em caso de ter se matado.

 Mas, desde a sangrenta revolução francesa e a volta dos costumes pagãos a sociedade acompanha o aumento vertiginoso dessa prática, que até então era considerada quase que erradicada da vida social. A velocidade da decadência da sociedade e dos seus costumes foi aumentada ainda mais na fase em que vivemos, ou seja, após a revolução dos costumes dos anos sessenta, mais precisamente de 1966 pra cá, onde o mundo inteiro foi invadido pela contracultura e as suas consequências mais terríveis. O Brasil não passou ileso a esse processo, muito pelo contrário sendo um dos países onde ele pode ser visto de maneira mais sinistra nas ruas degradadas de todas as grandes cidades, imundas, cheias de drogados zumbis, prostitutas e pichadas. Essa decadência só foi possível pela implosão dos valores perenes que regem a sociedade como a família, a Fé, a compaixão, a fidelidade e a moral dos bons costumes.

 Dentro das polícias essa situação é agravada pela profissão em si, que obriga os policiais a lidar diretamente com a morte de pessoas boas e de colegas, a conviver com marginais que mais parecem demônios por não possuírem as mínimas qualidades que fazem o ser humano se diferenciar de uma besta fera qualquer, além da violência de todas as formas e, no caso específico do Brasil, a impunidade. Além disso, o policial está inserido dentro da sociedade que o gerou, ou seja, ele padece dos mesmos males que a sociedade brasileira em geral como a descrença, falta de estrutura familiar, disseminação do consumo de drogas, imoralidade e inversão de valores. O resultado não podia ser outro: policiais doentes mentalmente, fisicamente e espiritualmente.

 Suportar as amargas provações da profissão de manter a lei em um país onde é comum que governantes se revezem entre os gabinetes do Governo e penitenciárias já é um fator de desmotivação, porém, quando alia-se isso a uma infinidade de crimes, o Brasil chegou a mais de 65 mil homicídios por ano, e a impunidade reinante (a Polícia Militar de São Paulo prende 150 mil bandidos por ano, sendo que somente 7 mil vão efetivamente cumprir pena nos presídios, o que mostra que vivemos no reino da impunidade) a desmotivação profissional é um sério problema.

 Contudo, o que mais agrava o quadro é a perda dos valores fundamentais da vida, que é a Fé em Deus e a família. Um policial que tem uma fé estruturada e uma família estável já terá dificuldade de se manter são em meio a esse caos que vivemos no Brasil. Já um policial que não tenha esses dois valores bem firmes terá uma grande tendência a adoecer das diversas doenças emocionais e mentais, que se não forem identificadas e tratadas, podem levar a perda da capacidade de trabalho ou a algo mais grave.

 Um erro bastante comum é achar que todas as doenças mentais/emocionais são distintas dos problemas espirituais. As duas coisas podem estar conectadas. A decisão de encerrar a vida envolve um questionamento metafísico que a psicologia não pode responder. Na Igreja católica existe uma máxima que diz "que os consultórios psiquiátricos estão cheios por que os confessionários estão vazios". A busca das repostas sobre o sentido da vida nunca vão abandonar a mente e o coração  humano. É claro que um atendimento médico ou psicológico num primeiro momento ajuda muito, mas não resolve o problema. A pessoa deve fazer uma busca pessoal por Deus senão ela voltará a ficar doente ou ficará dependendo de medicação e consultas pelo resto da vida.

 A questão que leva uma pessoa saudável fisicamente, muitas vezes sem problemas graves financeiros ou de outra ordem, a tirar a própria vida é muito específica de cada caso, mas o que podemos afirmar com certeza é que uma pessoa, especialmente em profissões de risco ou que lidam com o sofrimento e morte de maneira contumaz, precisa buscar a Verdade de coração sincero durante o seu tempo de vida, que como sabemos pode ser grande ou pequeno, e o que Deus quer de cada um de nós como filhos Dele.

 Em casos como esse a culpa do ato cometido pela pessoa não é de ninguém. Isso pode ajudar a acalmar a família e amigos que ficaram perplexos com o que ela fez, as vezes se culpando em demasia. Isso é uma situação que remete ao ato livre da vontade que cada um possui, que por motivos que só ela sabe, a levaram a esse ato de desespero e fuga que tem consequências, em primeiro lugar para ela mesma, físicas e espirituais próprias.

 O Brasil já é o oitavo país em suicídio no mundo. Dentro das forças policiais isso é ainda mais grave. Toda a sociedade que vive uma decadência religiosa, moral com consequências na família e na vida cotidiana tem uma explosão dos índices de suicídio que no caso do Brasil já é uma epidemia. Esse índice tenebroso nunca vem só mas acompanhado de doenças mentais e emocionais de todos os matizes, além de outras aberrações como auto mutilações, etc. A única resposta a isso é uma busca que cada um deve fazer em buscar a Verdade de coração sincero, que levará mais cedo ou mais tarde a uma pessoa viva chamada Jesus Cristo. E depois de encontrá-lo deve-se levar o máximo de pessoas próximas e que amamos a Ele. Pois essa epidemia está devastando também a juventude e até mesmo crianças, que no Brasil estão mergulhadas no consumo de drogas, tatuagens, satanismo, depravações sexuais e outras práticas que acabam levando as pessoas a esse ato extremo de desespero e loucura.

Oremos pela nossa polícia e pelo nosso país, para que sejam libertados de todos males físicos e espirituais.

 Capitão Olavo Mendonça.

 {jcomments on}

 Artigos Relacionados: 

Brasil é o 8º país com mais suicídios no mundo

Livro: Os Demônios

Os princípios não negociáveis na política

Tiros, opressões e minorias

Nós temos o direito de impedir o nascer de alguém?

A militarização das polícias americanas

Qual a diferença da polícia dos Estados Unidos e a do Brasil?

Só existe polícia militar no Brasil?

A desmilitarização da PM e o genocídio do crime no Brasil

E nós, policiais militares, o que devemos fazer nesse momento de trevas?

Artigo de um Sargento Policial Militar: Não queremos ser oficiais!

Estão tentando impor a luta de classes dentro da PM

Cultura Criminal

 

Porque odiamos o policiamento a pé?

 

Não existe lugar no mundo onde o policiamento a pé não seja empregado, contudo no Brasil os policiais tem uma enorme resistência a prática desta modalidade de policiamento, mesmo que os estudos mais sérios provém sua eficiência. Nossos policiais, em uma grande parte, gostariam de ser lobos solitários, de sair pelas ruas sem destino combatendo o crime onde e quando tivessem vontade (Confesso que trabalhar assim é muito legal!). Mas para que se possa obter resultados concretos e duradouros no combate a criminalidade é fundamental trabalhar com estratégia, coordenação e aplicação dos efetivos de formas variadas e de acordo com a necessidade de cada região. E estas decisões, na grande maioria das vezes, não cabem aos patrulheiros, mas aos comandantes das corporações policiais.

Leia mais...

A influência das novelas na sociedade

Os danos causados pela tv na vida das crianças são enormes. Cuide dos seus filhos!Os danos causados pela tv na vida das crianças são enormes. Cuide dos seus filhos!

A sociedade, hoje, está em constante transformação e evolução, mas muitas destas mudanças não trazem benefícios para nós, cristãos, porque os valores éticos estão sendo distorcidos. Um exemplo clássico, presente nos lares brasileiros, são as novelas que, atualmente, vem construindo uma ideologia de antivalores.

Enquanto a Igreja procura evangelizar as pessoas para que possam viver uma vida segundo os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, a maioria das novelas tem o papel de deturpar os valores cristãos como a instituição da família.

Para refletir sobre a influência das novelas e a descaracterização dos valores, convidamos padre Paulo Ricardo para participar do podcast da redação.

Ouça, na íntegra, a entrevista com padre Paulo Ricardo.

Segundo o sacerdote, existem estudos como o da pesquisa do 'Banco Interamericano de desenvolvimento', os quais comprovam que as novelas, realmente, podem gerar nas pessoas essas mudanças de comportamento.

"Sem dúvida alguma, isso é uma realidade que já está comprovada inclusive com estudos. Existe um estudo profundo que mostra como as novelas da Globo, durante as década de 70 e 80, alteraram o comportamento das famílias. Um estudo comprovado cientificamente pode medir exatamente a diferença de comportamento entre as pessoas, podendo ser comparado com o sinal da TV Globo, pois, naquela época, as novelas eram as que mais dominavam e o sinal não era forte em todos os lugares do país. Onde o sinal era fraco, o comportamento foi menos alterado, mas onde o sinal era mais forte, o comportamento alterou-se mais", citou padre Paulo.
Outro ponto abordado durante a entrevista é o fato de que, hoje, as crianças e os adolescentes acompanham novelas e seriados que mostram uma realidade distorcida de família e relacionamentos. O sacerdote alerta que quanto mais cedo as crianças forem expostas a esses valores não cristãos, provavelmente, se tornarão jovens e adultos influenciados por esse ambiente apresentado pelas novelas.

"A realidade das crianças é diferente da dos adultos, porque este tipo de programação tem em vista mudar o comportamento do adulto. Já para as crianças, o objetivo é moldar o comportamento delas desde cedo. A própria forma como aquela criança vai crescendo e vendo o mundo já é distorcido por essa nova realidade e esses desvalores que estão destruindo as famílias", destacou o sacerdote.
Diante de toda realidade apresentada pelas novelas e programas de entretenimento, é preciso que nós, como cristãos, não percamos a essência do que é seguir as doutrinas da Igreja e não nos deixarmos ser influenciados pela mídia.

"Não tenham medo de ser família. Sejam família, gastem-se para seus filhos, educando-os para tê-los consigo o quanto mais vocês puderem. Quem educa o filho não é o videogame, a novela, o joguinho e nada disso, mas o convívio harmonioso com os pais", disse padre Paulo.


Fonte: Christo Nhill Preaponere

Para saber mais assista ao vídeo:

 

Add comment

O Blitzdigital se reserva o direito de avaliar os comentários e moderá-los. Serão deletados os comentários que não façam referência ao assunto abordado e que usem linguagem chula, ofensas pessoais, ameaças ou mensagens ininteligíveis ou instrumentalização política do espaço. É vedada a propaganda de qualquer tipo.


Security code
Refresh

Notícias

Prev Next

Arma apreendida pela polícia tem capacidade de furar colete balístico

Notícias

Arma apreendida pela polícia tem capacidade de furar colete balístico

A polícia apreendeu, pela primeira vez no Brasil, um modelo de pistola Belga que usa munições com capacidade perfurar coletes balísticos dos policiais. A arma estava de posse de uma quadrilha que tentava chegar em São...

05-10-2014

Homem invade posto policial, tenta matar PM e acaba morto

Notícias

Homem invade posto policial, tenta matar PM e acaba morto

Um homem, ainda sem identificação, parou a sua motocicleta no estacionamento do posto policial militar rodoviário, na rodovia estrada Don Bosco, no Lago Sul em Brasília e, após atacar os PM's de serviço com uma...

05-10-2014

General brasileiro é escolhido pela ONU para combater guerrilhas comunistas na África

Notícias

General brasileiro é escolhido pela ONU para combater guerrilhas comunistas na África

General Brasileiro Santos Cruz é escolhido pela ONU para comandar a maior operação de guerra da história da entidade contra guerrilhas comunistas que estavam devastando o Congo. O Congo vive um pesadelo de violência onde mais...

02-10-2014

Bombardeiros atômicos russos invadem espaço aéreo de vários países

Notícias

Bombardeiros atômicos russos invadem espaço aéreo de vários países

A força aérea japonesa obrigou dois bombardeiros estratégicos russos Tupolev Tu-95 a se afastarem do espaço aéreo nipônico, do qual tinham se aproximado imprudentemente, informou o Ministério de Defesa de Tóquio, citado pela agência “RIA-NOVOSTI”...

10-09-2014

Saída de policiais é maior do que entrada em polícia dos EUA

Notícias

Saída de policiais é maior do que entrada em polícia dos EUA

Policiais da polícia de Memphis, nos Estados Unidos, estão saindo da força policial mais rápido do que o departamento pode substituí-los. Até agosto 102 policiais deixaram o departamento. Desse número, 53 pediram demissão enquanto 49 se...

29-08-2014

Candidato a deputado do PSOL é preso pelo BOPE com drogas

Notícias

Candidato a deputado do PSOL  é preso pelo BOPE com drogas

Um candidato a deputado distrital do Partido Socialismo e Liberdade (Psol) foi preso por volta das 17h dessa quarta-feira (20/08) por porte e o uso de maconha. Marcelo Valente Nunes, de 49 anos, estava no...

22-08-2014

Iraque: ao menos 150 mil cristãos estão em fuga por causa da perseguição dos extremistas islâmicos.

Notícias

Iraque: ao menos 150 mil cristãos estão em fuga por causa da perseguição dos extremistas islâmicos.

Pelo menos 150 mil cristãos estão fugindo das suas cidades no Iraque rumo à região do Curdistão. Eles não contam com nenhum tipo de proteção. Não existe um verdadeiro exército na região e as milícias...

12-08-2014

Hamas invade igreja e usa cristãos como escudos humanos

Notícias

Hamas invade igreja e usa cristãos como escudos humanos

Não é novidade que os terroristas do Hamas usam mesquitas para esconder seus foguetes e as utilizam para lançar ataques contra Israel. Agora, o líder da pequena comunidade cristã de Gaza denuncia que os guerrilheiros invadiram...

12-08-2014

Venezuela manda 17 mil militares para a fronteira com a Colômbia.

Notícias

Venezuela manda 17 mil militares para a fronteira com a Colômbia.

Governo Venezuelano diz que posicionou 17 mil tropas ao longo da fronteira com a Colômbia, que está fechada desde segunda feira como parte de uma operação anti contrabando. Mais da 40% dos bens consumidos no mercado...

12-08-2014

Newsletter

Assine nossa newsletter e receba informações em primeira mão.

Cultura

Projeto 5002/2013 autoriza troca de sexo em crianças

Cultura

Projeto 5002/2013 autoriza troca de sexo em crianças

Quando se pensa que toda sorte de monstruosidade já foi proposta em nossa casa legislativa os deputados Jean Wyllys - PSOL/RJ , Erika Kokay - PT/DF nos surpreendem com o horrendo projeto de lei 5002/2013. E não é porque trata descaradamente da implantação da ideologia da identidade de gênero, mas porque permite...

13-10-2014

Livro: Os Demônios

Cultura

Livro: Os Demônios

A editora 34 lançou no Brasil, em 2004, com tradução de Paulo Bezerra direta do russo, o monumental romance do escritor Fiódor Dostoievski, Os Demônios. Com acabamento razoável e tradução clara e acessível o livro veio somar ao cenário literário nacional às edições mais antigas e de outras editoras, sendo uma...

01-10-2014

Nós temos o direito de impedir o nascer de alguém?

Cultura

Nós temos o direito de impedir o nascer de alguém?

Sempre que estamos diante do pleito presidencial surge no tablado das campanhas a discussão sobre o aborto. Candidatos tentam esquivar-se de perguntas diretas e ficam tentando agradar a gregos e troianos. O importante é não perder votos. A frase mais emblemática que já li envolvendo o debate sobre a legalização...

01-10-2014

Brasil é o 8º país com mais suicídios no mundo

Cultura

Brasil é o 8º país com mais suicídios no mundo

Novo relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde, a OMS, chama a atenção de governos para o suicídio, considerado "um grande problema de saúde pública" que não é tratado e prevenido de maneira eficaz. Segundo o estudo, 804 mil pessoas cometem suicídio todos os anos – taxa de 11,4 mortes para...

01-10-2014

Homossexualidade: contra o relatório do sínodo falam Deus e São Paulo

Homossexualidade: contra o relatório do sínodo falam Deus e São Paulo

A coincidência poderia ser casual, mas o fato é que na segunda-feira, 13 de outubro, no mesmo dia em que na arena política italiana, tanto o partido de Matteo Renzi como o de Silvio Berlusconi anunciaram seu apoio à legalização das uniões homossexuais, do outro lado do Tibre o Secretário...

17-10-2014

Os princípios não negociáveis na política

Os princípios não negociáveis na política

Estamos às portas de mais uma eleição em nosso país. Surgem, então, as propostas de cada um dos candidatos, com relação aos mais variados temas. É doloroso, porém, constatar que os temas de capital importância para nosso país são deixados de lado ou rapidamente descartados sem muita discussão quando surgem....

11-10-2014

O Santo Rosário: A arma de nossa esperança

O Santo Rosário: A arma de nossa esperança

Caros católicos, os tempos não são fáceis. Diante de tantas dificuldades e diante dos maiores absurdos contra a lei divina, natural e revelada, diante das afrontas a Nosso Senhor Jesus Cristo e a sua Igreja, diante dos ataques constantes à família e às verdadeiras virtudes individuais e sociais, existe uma...

11-10-2014

O católico e as eleições

O católico e as eleições

"Os filhos desse século são mais hábeis que os filhos da luz." No ano passado, caros católicos, fiz a explicação dessa parábola de que fala Nosso Senhor no Santo Evangelho desse 8º Domingo depois de Pentecostes. Hoje, gostaria de tratar de um tema importante para nós, nossas famílias, nossa religião, nossa...

13-08-2014